sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Tofu fumado com arroz de pinhões

Rendimento: 2 doses

Ingredientes:

Para o tofu fumado: 1 embalagem de 250 g de tofu fumado refrigerado, uma pitada de sal marinho, 1 colher de sopa de azeite, 1 colher de sopa de molho shoyu, água q. b., sumo de limão q.b.

Para o arroz de pinhões: 6 colheres de sopa de arroz branco biológico, 4 colheres de sopa de pinhões, 2 dentes de alho, ½ cebola pequena picada, 1 folha de louro, 1 pitada de caril, uma pitada de piripiri, 1 colher de sopa de azeite, 1 colher de chá de coco ralado, sal marinho q.b.


Preparação:

Tofu fumado: Dividir o tofu fumado em duas porções, colocando-o de seguida numa frigideira anti aderente, juntamente com o azeite, o sal marinho, o molho shoyu e o sumo de limão. Misturar com uma colher de pau. Deixar cozinhar em lume brando, mantendo o recipiente tapado. Mexer e virar. Não o deixe cozinhar demais, pois o tofu fumado é muito rápido a cozinhar, bastando cerca de 10 minutos para ficar pronto a comer.

Arroz de pinhões: Colocar num tacho antiaderente o azeite, o alho picado, a folha de louro, a cebola picada, o caril, o piripiri, o sal marinho e o arroz branco biológico. Mexer bem com uma colher de pau e colocar a cozinhar em lume brando mexendo sempre. Se necessário adicione um pouco de água e vá mexendo. Quando a cebola e o alho estiverem estufados e o arroz começar a ficar translúcido, adicione água suficiente para cozinhar o arroz. Quando o arroz estiver quase pronto, adicione os pinhões e o coco ralado. Rectifique a água e os temperos e deixe acabar de cozinhar. Sirva com o tofu fumado, acompanhado de salada ou de brócolos cozidos a vapor.

Observações: Este prato é delicioso, rápido e fácil de preparar, constituindo uma refeição saudável, nutritiva e equilibrada.

Bom apetite.

Cumprimentos vitaminados,
Eduarda Alves. Dietista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas
Acompanhe todas as novidades no Facebook

Copyright: © By Eduarda Alves, 2008 a 2016. Todos os direitos reservados. Proibida qualquer reprodução. 

Consulta de Nutrição

Agualva-Cacém - Clínica Vita-Sana: 21 914 07 55 / 91 846 57 44.


Lisboa - Hospital da Ordem Terceira: 21 323 03 98 / 21 323 03 85.

.