sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Sene (Cassia angustifolia, Cassia acutifolia)

Sabia que o sene é um forte laxante natural, sendo utilizado na Europa desde o tempo das Cruzadas?

 
    Olá boa tarde! Como vai? Espero que muito bem!
  • Pertence à família botânica das leguminosas.
  • As partes utilizadas são as suas folhas pequenas e vagens, as quais contêm as antroquinonas que diminuem a reabsorção de água no cólon e estimulam os seus movimentos.
  • É desaconselhado a quem sofra de colite, úlceras, hemorróidas, diverticulose, inflamações uterinas, grávidas, lactantes e crianças com menos de 2 anos. Não deve ser utilizado durante a menstruação.
  • Em caso de necessidade deverá começar por uma pequena quantidade, aumentando-a se necessário.
  • Deverá ser utilizado apenas por curtos períodos de tempo (não mais do que 2 semanas) senão poderá criar habituação e desequilibrar a flora intestinal, tal como com alguns fármacos laxantes.
  • A Direcção de Alimentação e Fármacos dos Estados Unidos (FDA) considera o uso do sene relativamente seguro, quando usado ocasionalmente e não ultrapassando as quantidades recomendadas. Aconselhe-se com o seu médico.
  • Pode ser encontrado em cápsulas, comprimidos, pó e chá. Para suavizar a sua acção, pode ser misturado com outras plantas no mesmo suplemento, infusão, ou com cubos de frutos.
O sene só deverá ser utilizado quando as medidas dietéticas não deram resultado, ou seja, deverá modificar os seus hábitos alimentares, fazendo uma alimentação rica em fibras (saladas, hortaliças, ameixas secas, pão escuro, sementes de linhaça e de chia, frutas, cereais integrais, …) com um bom aporte hídrico (água, chás, limonada, gelatina, água de ameixas, …) e fazer exercício físico diariamente (caminhadas, ginástica, natação, …).
 
Lembre-se que estas medidas deverão ser mantidas e não apenas efectuadas pontualmente. Os resultados surgirão ao fim de alguns dias, não sendo imediatos. Aconselhe-se com a sua dietista/nutricionista.
 
Cumprimentos vitaminados, Eduarda Alves.
Dietista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas
 
Acompanhe todas as novidades no Facebook
  • Copyright: © By Eduarda Alves, 2008 a 2016. Todos os direitos reservados. Proibida qualquer reprodução.


  • Consulta de Nutrição
    Agualva-Cacém -
    Clínica Vita-Sana:
    21 914 07 55.
    Lisboa - Hospital da Ordem Terceira: 21 323 03 23.

.