terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Dietas milagrosas


“Depressa e bem, não há quem!”




Olá boa tarde, como vai? Espero que muito bem.

Todos os anos, no início da Primavera, começam a “chover” as “dietas milagrosas”. Surgem nas revistas, na Internet ou chegam-nos através de colegas, amigos, familiares ou meros conhecidos.

E “como de nutricionista e de louco, todos temos um pouco”, todo o mundo opina sobre esta, ou aquela dieta fantástica que – como que num passe de mágica – nos fará perder num ápice, os quilos extra, acumulados ao longo de vários anos. Seria fantástico se realmente assim fosse!

Infelizmente as “dietas milagrosas” podem até faze-la (o) engordar ainda mais. Isto acontece, porque a maioria delas, são desequilibradas e muito restritivas, podendo contribuir para o aparecimento de várias carências nutricionais.

A curto prazo pode perder peso de forma rápida, mas como são tão monótonas e desajustadas, são seguidas apenas por um curto período de tempo e quando voltar aos seus hábitos alimentares habituais, como não houve uma reeducação alimentar, recuperará os quilos perdidos, e provavelmente, mais alguns quilos extra.

Este efeito de “emagrece e engorda” é péssimo para a sua saúde e pode desregular o seu metabolismo, que se vai tornando “mais poupadinho”, contribuindo para que tenha cada vez mais dificuldade em manter o seu peso e engorde com mais facilidade.

Nunca é demais repetir que perder peso pode não significar que tenha emagrecido, pois quando se segue uma “dieta milagrosa”, o que acontece na grande maioria dos casos, é uma perda de peso à custa de líquidos, massa muscular e pouca gordura. Pelo contrário, quando se segue a “dieta certa” para cada um de nós, aí sim emagrecemos com saúde, perdendo massa adiposa (gordura) e aumentando a massa muscular e a concentração de água no nosso corpo. O corpo torna-se mais firme e definido, notando-se uma boa redução de volume.

Comer é um dos maiores prazeres da vida, e por isso, devemos fazer uma alimentação saborosa, apelativa aos nossos sentidos, variada e ao mesmo tempo, adequada às nossas necessidades nutricionais. Nem mais, nem menos! Nada de dietas restritivas só à base de peixe cozido com couves, bife grelhado com salada de alface e maçãs reinetas. Ninguém aguenta, e não é bom para a sua saúde física e mental.
 
Há que encarar o problema do excesso de peso, com o “peso” que nos merece, visto que contribui para o aparecimento e agravamento de várias doenças, como por exemplo as doenças cardiovasculares, a diabetes, as doenças osteoarticulares, alguns tipos de cancro, diminuição da auto-estima e muitas outras que nos roubam qualidade e tempo de vida.

A única forma de emagrecer com saúde é através da adopção de hábitos alimentares e de exercício físico mais saudáveis. Há que assegurar um aporte nutricional adequado de acordo com a idade, actividade física, existência ou ausência de doenças, medicação seguida, entre outros factores, de modo a contribuir para um emagrecimento saudável.

Tem que se ter em conta, que as pessoas comem alimentos, não nutrientes (cálcio, ferro, glicose, …) de forma isolada, com toda a diversidade de combinações e apresentações possíveis.

O dietista/nutricionista exerce o papel de “tradutor”, transmitindo a informação nutricional e dietética através de uma dieta adequada a cada situação específica (cada caso é um caso!), que seja de fácil percepção e agradável de seguir, bem como todas as orientações necessárias para a sua preparação, o estabelecimento de objectivos a atingir, a explicação de forma detalhada de como irá actuar a dieta, qual a sua evolução e quais as metas a atingir.

Diga “Não” às dietas milagrosas, pois só com a dieta “certa” para si, conseguirá recuperar gradualmente a sua silhueta, de forma duradoura, sem perder o prazer de comer e contribuindo para melhorar a sua saúde e qualidade de vida.

Faça a dieta “certa” para si e emagreça para sempre, alimentando a sua saúde.

(Publicado no Jornal Correio da Cidade em 2008)


Fique na nossa companhia e sinta-se bem.
Boas leituras e uma boa semana para si!

Cumprimentos vitaminados,

Eduarda Alves.
Dietista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas
 
Acompanhe todas as novidades no Facebook

Copyright: © By Eduarda Alves, 2008 a 2016. Todos os direitos reservados. Proibida qualquer reprodução.


Consulta de Nutrição
Agualva-Cacém -
Clínica Vita-Sana:
21 914 07 55.
Lisboa - Hospital da Ordem Terceira: 21 323 03 23.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 


.