sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Ginkgo biloba


 
 
Olá boa tarde! Como vai? Espero que muito bem.
 
Já conhece o Ginkgo biloba? É uma planta com algumas características que podem beneficiar a nossa saúde.
  • É uma das árvores mais antigas que existem na terra, tendo cerca de 300 milhões de anos. Tem uma longevidade invejável, pois pode alcançar os 1.000 anos de vida. As suas folhas são muito belas, possuindo forma de leque.

  • O extracto das folhas de Ginkgo biloba é amplamente utilizado na medicina chinesa, desde há milhares de anos. Actualmente é das plantas mais utilizadas em medicina e com mais estudos científicos.

  • É uma planta muito rica em flavonóides, com forte acção antioxidante, ajudando a neutralizar a acção dos radicais livres. Tradicionalmente usa-se na prevenção do envelhecimento precoce, de vários tipos de cancro e de doenças cardiovasculares.

  • Esta planta tradicionalmente é utilizada para estimular a circulação sanguínea e regulador no sistema vascular, para prevenir a agregação plaquetária no sangue (evitar que o sangue fique “grosso”), pois pode contribuir para diminuir o factor de activação de plaquetas. Desta forma tradicionalmente é lhe atribuído um importante papel na prevenção e tratamento de acidentes vasculares cerebrais, doenças cardiovasculares, perda de memória, disfunção eréctil, zumbido crónico nos ouvidos, rejeição de transplante de órgãos, bronquite, vertigem crónica, enxaquecas, …

  • Vários estudos efectuados em pessoas idosas com problemas de memória, concluíram que a memória a curto prazo e o raciocínio, melhoraram bastante, após a utilização de suplementos de Ginkgo Biloba. Este efeito foi atribuído ao facto do Ginkgo biloba aumentar a irrigação dos vasos sanguíneos, aumentando a oxigenação e beneficiando a nutrição celular.

  • Tradicionalmente acredita-se ser benéfico para doentes com esclerose múltipla e Alzheimer, podendo ajudandar a preservar as suas funções cognitivas, pois regula a produção de neurotransmissores como a acetilcolina e a dopamina, os quais são fundamentais para melhorar a memória, o raciocínio, equilibrar as emoções e para manter a motricidade.

  • Num estudo efectuado com homens que sofriam de disfunção eréctil, após 9 meses de suplementação com Ginkgo biloba, uma elevada percentagem recuperou a potência sexual.

  • A utilização terapêutica do Ginkgo biloba não é aconselhada a pessoas que sofram de transtornos de coagulação do sangue, nomeadamente no caso da hemofilia, a quem se encontra a tomar medicamentos anticoagulantes, ou quando as plaquetas se encontram baixas. Também não deve ser utilizada em conjunto com a aspirina (ácido acetilsalicílico).
Antes de tomar qualquer suplemento alimentar deverá aconselhar-se junto do profissional de saúde que o (a) acompanha. Cada caso é um caso e deverá ser tratado como tal!

Cumprimentos vitaminados,
Eduarda Alves.
Dietista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas
 
Acompanhe todas as novidades no Facebook

Copyright: © By Eduarda Alves. Todos os direitos reservados. Proibida qualquer reprodução.


Consulta de Nutrição
Agualva-Cacém -
Clínica Vita-Sana:
21 914 07 55.
Lisboa - Hospital da Ordem Terceira: 21 323 03 00.


.