terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Quais são as vantagens de beber chá verde?






 O chá verde por ser rico em antioxidantes (flavonóides e vitamina C) é benéfico para a nossa saúde, ajudando a prevenir o envelhecimento precoce, alguns tipos de cancro e a reforçar o nosso sistema imunitário, contribuindo para aumentar as nossas defesas naturais contra várias doenças, como por exemplo a síndrome gripal.

Na Universidade de Nova Jersey foram realizados vários estudos, onde se concluiu que o consumo habitual de chá verde contribui para diminuir a incidência de vários tipos de cancro, como o do pâncreas, mama, cólon, pulmões e esófago.

O chá verde possui um efeito termogénico no nosso organismo, ou seja ajuda o organismo a gastar mais energia, estimulando o seu metabolismo e ajudando a perder peso (desde que a pessoa tenha alguns cuidados com a sua alimentação, claro está!).

Devido ao seu teor em teína (estimulante similar à cafeína) deverá ser consumido com moderação, por pessoas que tenham hipertensão arterial, pois poderá contribuir para o aumento da tensão arterial. Também deverá ser evitado por pessoas que tenham gastrite, úlceras gástricas ou refluxo gastroesofágico. Nestes casos poderão substitui-lo pelo chá verde desteínado, ao qual lhe foi retirada a teína.

Para não perder as suas propriedades benéficas, não deve ser fervido, devendo colocar-se 1 saqueta numa chávena de água a ferver e deixá-lo em infusão durante cerca de 5 minutos. Pode ser bebido quente ou frio, de preferência simples, sem ser adoçado, ou com um pouco de stévia (pode ser em folha), geleia de arroz, açúcar mascavado ou mel.

O chá verde de boa qualidade (preferencialmente biológico) encontra-se à venda em lojas de produtos naturais, supermercados... podendo apresentar-se em saquetas prontas para infusão, ou em embalagens com as folhas de chá verde.

Prefira sempre embalagens opacas, pois as embalagens transparentes (apesar de mais apelativas) permitem o contacto da planta com a luz, favorecendo a perda das suas propriedades benéficas. Pode estar associado à menta, ao ginkgo biloba, ao limão ou ao ginseng, potenciando o seu efeito. Também é comercializado em cápsulas e gotas para adicionar na água.

As propriedades benéficas para a saúde do chá verde são conhecidas há mais de 4.000 anos, sendo consumido abundantemente na China. É sem dúvida, mais um precioso aliado para a nossa saúde!


(Publicado no Jornal Correio da Cidade em 2008)


Boas leituras e uma ótima semana para si e para os seus!

Cumprimentos vitaminados, Eduarda Alves.

Dietista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas
 
Acompanhe todas as novidades no Facebook

Copyright: © By Eduarda Alves, 2008 a 2016. Todos os direitos reservados. Proibida qualquer reprodução.


Consulta de Nutrição
Agualva-Cacém -
Clínica Vita-Sana: 21 914 07 55.
Lisboa - Hospital da Ordem Terceira: 21 323 03 23.








 



 



.